4 de dez. de 2023

Estados Unidos manda oficias das forças armadas para preparar defesa da Guiana

A Embaixada dos Estados Unidos da América na Guiana enviou um comunicado informando que comandantes militares dos EUA foram enviados a Guiana para discutir e iniciar planejamentos estratégicos para aumentar as defesas e se proteger de uma possível invasão das forças do Ditador Nicolás Maduro.

Este aviso vem duas semanas após o Comando Sul dos EUA (U.S. Southern Command) e o Exército Brasileiro completarem um treinamento intensivo de combate na Amazônia que durou quase três semanas.

Veja a seguir a nota da embaixada americana traduzida com inteligência artificial:

"A liderança da 1ª Brigada de Assistência à Força de Segurança (SFAB) do Exército dos Estados Unidos e da Força de Defesa da Guiana (GDF) se encontraram em 27 e 28 de novembro como parte da forte parceria militar entre os Estados Unidos e a Guiana.

As forças de defesa dos EUA e da Guiana discutiram futuros compromissos, incluindo sessões de planejamento estratégico e processos para melhorar a prontidão militar e a capacidade de ambos os países em responder a ameaças de segurança."

A SFAB é uma unidade especializada do Exército dos EUA estabelecida para aconselhar e ajudar nações parceiras. Desde 2022, a SFAB realizou vários exercícios de treinamento conjuntos com a GDF para fortalecer sua capacidade e competência nos níveis tático e operacional.

Os assessores da SFAB declararam: “Somos gratos pela oportunidade de treinar com a Força de Defesa da Guiana como nossos parceiros e amigos. Estamos ansiosos para aprofundar a parceria nas próximas semanas e meses.”

O Oficial de Estado-Maior da GDF, General Three – Operações e Treinamento – Tenente-Coronel Andy Pompey disse: “A última iteração do treinamento militar dos EUA aqui na Guiana foi de enorme benefício para o Corpo Médico e o 4º Batalhão de Engenheiros. A transferência de conhecimento e especialização de nossos colegas dos EUA sob a égide da SFAB equipou nossos membros com habilidades inestimáveis que são diretamente aplicáveis à natureza dinâmica de nosso ambiente de segurança moderno. À medida que testemunhamos os resultados positivos deste treinamento, estamos confiantes de que os benefícios serão duradouros, impactando não apenas as capacidades operacionais de nossa força, mas também o crescimento profissional de membros individuais. O programa SFAB, com seu foco em aprimorar as capacidades das forças parceiras, é um testemunho dos esforços colaborativos entre nossas nações. Estamos ansiosos para ver o impacto positivo contínuo do treinamento da SFAB dos EUA em nossa força.”

Os EUA e a Guiana desfrutam de uma parceria de segurança de longa data marcada por uma forte colaboração entre o SOUTHCOM e a GDF, focada em preparação para desastres, assistência humanitária, segurança marítima, direitos humanos, desenvolvimento profissional, missões de defesa e segurança pública, e combate ao crime transnacional.

Fonte: Sociedade Militar