25 de jan. de 2024

Hipnoterapia: benefícios incluem rapidez e eficácia do tratamento

A cada dia mais pessoas procuram o tratamento de seu estresse, causado por problemas do dia-a-dia, pela Hipnoterapia. 

Rápida, segura, flexível, eficaz e acessível, a hipnoterapia vem sendo cada vez mais procurada para vencer os males da sociedade atual. Sua utilização também vem se expandindo a um número cada vez maior de profissionais e especialidades de saúde, como psicólogos, médicos, odontólogos, fisioterapeutas e enfermeiros.

Mas, afinal o que é hipnoterapia?
A hipnoterapia se trata de uma técnica terapêutica realizada com um paciente no chamado estado de hipnose, que também é conhecido como estado de consciência em vigília. É o momento em que a camada subconsciente assume o papel principal e o consciente fica apenas no pano de fundo.

A hipnoterapia é um método utilizado para auxiliar indivíduos no manejo de problemas diários ou na superação de transtornos psicológicos.
O processo acontece quando a pessoa atinge o estado de hipnose e tem acesso ao subconsciente. 
Muitos tratamentos podem se beneficiar da hipnoterapia, entre eles, questões de ansiedade, fobias, depressão, vícios, insônia, baixa autoestima e distúrbios alimentares.

Mas, importante é saber  que realizar a hipnose não significa que  pessoa perde o controle ou fica inconsciente. Na realidade, é um estado de relaxamento que proporciona maior foco, imaginação e emoção.

Benefícios da hipnoterapia
Existem muitos benefícios diferentes pelos quais uma pessoa pode querer tentar a hipnoterapia::

- Alívio das condições de dor crônica;
- Ajuda no alívio de náuseas e vômitos;
- Redução da dor durante o parto,
- Controle de dor e ansiedade em procedimentos odontológicos ou cirurgia;
- Enfrentamento dos efeitos dos transtornos de personalidade;
- Enfrentar as crises de ansiedade;
- Tratamento da insônia, por meio de auto-hipnose e técnicas simples para      uso cotidiano;
- Ajuda no enfrentamento de vícios em álcool e outras drogas.
- A hipnoterapia conduzida por um terapeuta ou profissional de saúde     treinado é considerada um tratamento seguro, complementar e alternativo.

PROJETO TERAPIA PARA VETERANOS

Márcio Antonio Nogueira, Hipnoterapeuta com Pós graduação em Psicanálise Clínica que atua no Distrito Federal vem desenvolvendo um excelente trabalho junto a Polícia Militar do Distrito Federal – PCDF, como Hipnoterapeuta clínico comprometido com a melhoria das condições humanas de saúde emocional dos Veteranos da Polícia Militar.

O Projeto Terapia para Veteranos tem como objetivo atender aos Veteranos que não podem arcar com processo terapêutico de custo mais elevado. A hipnoterapia tem um efeito fantástico no tratamento da saúde mental.
Uma sessão é equivalente de 04 a 06 sessões com o profissional da psicologia. Na hipnoterapia é possível em tempo hábil, resinificar todas as experiências dolorosas e traumáticas do passado, eliminando todas as suas feridas emocionais.
A iniciativa é que os Veteranos possam ser acolhidos psicologicamente, pois o adoecimento emocional é uma realidade crescente.

Durante a sessão, são tratados casos que interferem significadamente na vida da pessoa:

- Traumas (agudo e complexo)
- Procrastinação (com metas e tarefas)
- Luto prolongado
- Dependência emocional/ alcoolismo
- Relacionamento abusivo
- Estresse pós-traumático
- Sentimentos de culpa e medo
- Rejeição na relação amorosa / familiar

Márcio Antonio Nogueira cita que esta é uma forma de buscar alternativas na hipnoterapia e na neurociência, capacitando os "veteranos" e ajudar no emocional para uma qualidade de vida melhor, com uma situação superior ao que lhe é comparado no meio familiar e no meio social, de acordo com o que acompanha no momento presente.

"Estamos constantemente numa corda bamba imaginária, entre a razão e a emoção....
Desejar construir bons alicerces no seu emocional, é uma forma de superar seus maiores dilemas pessoais, mesmo tendo que tomar uma decisão extremamente difícil. (hipnoterapia)"
Márcio Nogueira

Todavia Márcio Antonio Nogueira  diz que existe muito mais acerca do trauma do que apenas o transtorno do Estresse pós-traumático.

“O objetivo é buscarmos respostas e alternativas na hipnoterapia, para o reconhecimento nos padrões de respostas traumáticas, para trabalhar na prevenção e nos cuidados aos veteranos que vivenciaram experiências traumáticas e desenvolveram sintomas mentais decorrentes do trauma psicológico, que é uma resposta emocional a um evento que deixou feridas na memória,  sentindo uma série de emoções negativas logo após o acontecimento ou a longo prazo.”

Um dia, essa árvore chamada hipnoterapia,
onde cada profissional desenvolve uma técnica diferenciada, 
dará muitos frutos!
Márcio Antonio Nogueira

Quais os riscos da hipnoterapia? Ela é perigosa?

A hipnoterapia conduzida por um terapeuta ou profissional de saúde treinado é considerada um tratamento seguro, complementar e alternativo.
Não é controle da mente ou lavagem cerebral.
Um terapeuta não pode fazer uma pessoa fazer algo perigoso ou qualquer outra coisa que ela não queira fazer.
Assim, a hipnoterapia continua sendo considerada uma técnica eficaz e amplamente utilizada por grandes profissionais em todo o mundo com o objetivo de aumentar a eficácia dos resultados clínicos.

Estudos apontam que, durante a hipnoterapia, o córtex pré-frontal fica inibido e o sistema límbico mais ativo, o que torna mais fácil o acesso e a reprogramação de conteúdos do subconsciente, como memórias, hábitos, vícios e emoções.

A hipnoterapia, também chamada de hipnose clínica, consiste na aplicação de técnicas hipnóticas como ferramentas terapêuticas. Dessa forma, a hipnoterapia é utilizada como auxílio para o tratamento de transtornos mentais e físicos, assim como para combater hábitos e sentimentos indesejáveis.

Vários desses problemas são causados por eventos do passado dos quais as pessoas, muitas vezes, nem lembram.
O papel do hipnoterapeuta, portanto, é identificá-los e ajudar o paciente a confrontá-los, para que o transtorno possa ser tratado com eficácia e o indivíduo possa ter qualidade de vida.

A hipnoterapia é baseada em um conjunto de técnicas conduzidas pelo profissional de saúde especializado que visam ampliar a consciência do paciente por meio de concentração focada e relaxamento. 
Os resultados obtidos, geralmente, são mais efetivos e rápidos que outros métodos convencionais. Isso porque a hipnose clínica alcança a mente subconsciente e trata o transtorno direto em sua origem. 
 
Serviço: 

Márcio Antonio Nogueira 
Hipnoterapeuta e Psicanalista Clínico 
Registro PC - 06292/DF 
(61) 98494-7299 
Formação acadêmica: 
Pós graduação em Psicanálise Clínica, Hipnose Clínica e Regressiva/PNL, Hipnoterapia e mais 1 competência.
Faculdade Evangélica de Brasília Bacharelado em Teologia , Psicanálise Clínica - ANPC